top of page
Buscar
  • Foto do escritorKauana Mahara

FlyCroTugs, micros robôs voadores que interagem com o mundo

Nessa semana de luto para os admiradores dos HQs em decorrência da morte do glorioso Stan Lee – quadrinista criador dos personagens mais incríveis da Marvel dentre eles o Iron Man – uma notícia parou o mundo robótico e fez condescende as criações outrora futurísticas (meados de 1960), mas tecnologicamente visionárias de Lee.


Muito além dos exoesqueletos do Iron Man, que são enormes e pesam cerca de 92 quilos, os minúsculos drones chamados de FlyCroTugs pesam apenas 100 gramas e cabem na palma da sua mão. Incrivelmente, eles aguentam e carregam grandes cargas, possuem uma alto grau de mobilidade e garras extremamente poderosas. Toma essa Tony Stark! ^_^


Os micros veículos aéreos (MAVs) foram inspirados nas habilidades das vespas e aguentam até 40 vezes seu próprio peso corporal, também são equipados com microspines que são os adesivos baseados nos pés das lagartixas e que, por isso, se aderem aos mais variados tipos de superfícies.



No artigo publicado na Revista Science Robotics, por Matthew Estrada da Universidade de Stanford, explica que eles ainda são adequados apenas para operações breves e de curto alcance. No entanto, graças ao seu jeito de navegar em pequenos espaços, há uma ampla gama de aplicações.

“Combinar as forças aerodinâmicas de nosso veículo aéreo junto com as forças de interação que geramos com os mecanismos de apego (garras) resultou em algo que era muito móvel, muito forte e micro também” ressaltou Matthew à News Stanford.

POSSÍVEIS APLICAÇÕES

Em um futuro próximo, os robôs podem ser usados para:

- busca e salvamento de pessoas;

- realizar tarefas remotamente como, por exemplo, fechar uma válvula ou abrir uma porta;

- remover detritos em zonas de desastre;

Quando treinados e agrupados eles cooperam entre si, veja os detalhes no vídeo publicado pela Stanford.



Os FlyCroTugs foram desenvolvido nos laboratórios de Mark Cutkosky, Escola de Engenharia da Universidade de Stanford, e École Polytechnique Fédérale de Lausanne na Suíça.

Incrível, não é?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page